+55 47 3533-1141    [email protected]

Sobre a Igreja Matriz


No ano de 1922, 10 anos após o inicio da colonização de Ituporanga, então chamada de Generosópolis, foi inaugurada a primeira capela da cidade. Sua construção pode ser considerada o marco inicial do que hoje é a nossa Igreja Matriz.

A partir dela, onde foi realizada a primeira celebração de crisma ainda em 1922 e a primeira procissão de Corpus Christi em 1923, foi possível dar inicio à história da nossa paróquia.

A pequena construção presenciou alguns fatos marcantes: em 1924 Generosópolis passou a se chamar Salto Grande e em 1926 os Franciscanos se estabeleceram na cidade para, em 1929, instalarem a Paróquia de Santo Estevão.

Finalmente, em 1931, a primeira capela deu lugar à nova Igreja Matriz, que era motivo de orgulho para a população, que via na obra a evolução da paróquia que ainda era comandada pelo Frei Gabriel Zimmer.

A nova igreja ficou famosa pelo seu relógio e por dar nova vida aos serviços prestados pela paróquia à população, como o Grupo Escolar “Santo Antônio”, que foi inaugurado em 1932 e educava as crianças da cidade através dos párocos em uma construção ao lado da igreja.

O ano de 1949 foi marcado pela construção da Gruta e pela criação do município de Ituporanga, fatos que possibilitaram, através dos esforços do Frei Arthur Klebba, a construção da terceira Igreja Matriz, que teve a bênção dada á sua pedra fundamental em 1950.

A sua construção durou quatro anos. Em 1954 a nova, e atual, Matriz foi inaugurada. Durante pouco tempo, as duas igrejas dividiram o mesmo espaço no centro de Ituporanga, até que a segunda Matriz foi destruída.

A partir daí, a imponente construção conquistou seu espaço definitivo. Em 1961 foi inaugurada a casa paroquial ao lado dela, em 1964 o seminário para formar novos párocos, e assim por diante.

Atualmente, a Igreja Matriz permanece no coração de Ituporanga mantendo as celebrações tradicionais da paróquia Santo Estevão. Sua estrutura ainda conta com a casa paroquial e com um amplo salão de festas, onde são realizadas as tradicionais festas anualmente. Na sua praça podemos encontrar uma estátua homenageando o Frei Gabriel Zimmer, pároco que deu inicio à essa história que se mistura à história de Ituporanga, e que perdura até hoje.