Orientações da Matriz Santo Estevão para 2021

Orientações da Matriz Santo Estevão para 2021

Ainda estamos em tempos de coronavírus e por isso é necessário seguir atento com os cuidados relativos à saúde. Preparamos algumas orientações para serem cumpridas pelos fiéis em eventos promovidos pela Matriz Santo Estevão.

Solicitamos que pessoas com sintomas gripais, não participem das celebrações.

Ainda estamos em tempos de coronavírus e por isso é necessário seguir atento com os cuidados relativos à saúde. Preparamos algumas orientações para serem cumpridas pelos fiéis em eventos promovidos pela Matriz Santo Estevão. Confira:

Missa: orientações já prescritas;

Batismo: com relação aos cursos, somente serão realizados respeitando a capacidade máxima e o distanciamento social em cada comunidade. Não aceitaremos pessoas que não pertençam a Paróquia Santo Estevão. Caso isso ocorra, será necessária uma autorização das suas respectivas paróquias de origem.

Sobre a celebração em si, nas comunidades, somente serão feitos dois batismos por missa. O número só poderá ser ampliado, caso o local escolhido seja a Igreja Matriz ou outro maior. Pessoas com o nome na lista terão prioridade.

Casamentos: seguirão as normas de 2020, com acréscimo do curso de noivos. As comunidades deverão entrar em contato com a secretaria paroquial para mais informações. A documentação deverá ser providenciada com pelo menos um mês de antecedência. Casais pertencentes a paróquia, terão prioridade.

Catequese: ainda sem orientações. Importante salientar que não somente o sacramento é essencial, mas sim o caminho de iniciação à vida cristã num todo. Vamos seguir preparando nossas crianças para receber e viver o sacramento. As celebrações de crisma serão feitas somente por Dom Onécimo, já que Dom José e Dom Agustinho, fazem parte do grupo de risco.

Pastorais e movimentos: pedimos que não haja encontros com os grandes grupos. Se houver tal necessidade, solicitamos que nos avisem com antecedência, para que possamos orientar os coordenadores. Esse tópico também é valido para grupos de coral e teatro, inclusive para o tempo de quaresma até a celebração da Páscoa do Senhor

Quarta-feira de Cinzas: teremos missas nas quatro cidades da paróquia, seguindo as orientações que o Papa Francisco nos deu para a Celebração das Cinzas, o começo do Tempo Quaresmal.

Tempo de Quaresma:  com relação às confissões, os freis farão os atendimentos durante as celebrações. Para quem desejar vir até a secretaria paroquial, o horário entre às 8h e 11h30 e das 14h às 17h30, de terça à sexta-feira.

Quarta-feira de cinzas: início da Campanha da Fraternidade. Orientamos para que os temas e lemas da Campanha de 2021 sejam estudados. Podemos fazer isso utilizando a internet, que conta com uma infinidade de materiais para isso.

Algumas sugestões de site:

  • https://www.cnbb.org.br/escolhido-o-cartaz-da-campanha-da fraternidade-ecumenica-de-2021-fraternidade-e-dialogo-compromisso-de-amor/.
  • https://portalkairos.org/tag/campanha-da-fraternidade-2021/.

Festas: continuam proibidas. Para que as comunidades consigam levantar recursos, pedimos para que expliquem aos fiéis a importância do dízimo. Se houver necessidade de manutenções, obras emergenciais ou alguma já iniciada, orientamos às comunidades para que organizem ação entre amigos, bingo não presencial ou almoço onde as pessoas possam levar o alimento para casa.

Pavilhões: atenção com os aluguéis. Os contratos, especialmente os de grande evento, deverão estar de acordo com as devidas orientações da secretaria da saúde. Caso as normas prescritas não sejam respeitadas, a locação não deverá ocorrer. Não nos responsabilizamos por multas ou algum outro problema.

Importante destacar que com a ausência de Frei Fabiano e Frei Valdemar, que estão afastados para cuidados de saúde, os freis do Seminário São Francisco de Assis, estão disponíveis para auxiliar nas celebrações. Caso isso não possa acontecer por força maior, algumas celebrações podem ser canceladas e avisadas com antecedência.