O Padre Augusto Schwierling foi o responsável pelo batizmos das duas primeiras crianças nascidas em Ituporanga, que na época ainda era Generosópolis.
Agora com uma igreja para prestar suas preces, a população de Generosópolis realiza sua primeira procissão em celebração ao feriado de Corpus Christi.
Entre eles, aquele que viria a se tornar o primeiro pároco em Ituporanga: Gabriel Zimmer.
Após a saída de Frei Meinrado em 1944, assumiu um dos mais queridos párocos que Ituporanga já teve, o Frei Arthur Kleba, que foi um dos principais articuladores de grandes realizações, como a criação do Hospital Bom Jesus, construção da ponte pênsil que dá acesso à gruta, inauguração do grupo escolar Mon’t Alverne, nova igreja matriz e pela instalação do município de Ituporanga.
Ainda graças aos esforços de Frei Arthur, em conjunto do povo ituporanguense devoto de Nossa Senhora, foi construída e inaugurada a gruta, que até hoje se destaca como importante ponto turístico e de adoração em Ituporanga. Na imagem, é possível ver a entrada construída na época, que até hoje dá acesso à subida do local.
Concedida à benção, foi dado inicio às obras de construção da nova (e atual) Igreja Matriz de Ituporanga. Sua construção durou quatro anos e foi iniciada durante a permanência do Frei Arthur Klebba e finalizada sob a benção do Frei Achilles Kloeckner. Na foto, é possível ver uma rara nevasca que atingiu Ituporanga durante o período de construção da Igreja (que pode ser vista ainda em fase inicial ao lado esquerdo da foto).
— Fotos Acervo Valmir Tocha